Acupuntura Veterinária – Indicações e Vantagens

A acupuntura veterinária, assim como a acupuntura feita em seres humanos, tem a função de equilibrar algumas desarmonias do corpo que podem provocar doenças, desconforto, dor e reduzir, portanto, a qualidade de vida.

Essa técnica milenar chinesa promove uma série de benefícios:

  • Ação analgésica em afecções músculo-esqueléticas (como osteoartrose, displasia coxofemoral e outros),
  • Auxilia na recuperação e prevenção de problemas neurológicos (AVC, convulsões e outros)
  • Ameniza ou até mesmo resolve determinados problemas gastrointestinais (náusea, constipação, diarreia, dor);
  • Grande aliado para distúrbios dermatológicos (alergias, otite, doenças crônicas);
  • Auxilia na recuperação e prevenção de afecções cardiovasculares e respiratórias;
  • Auxilia na recuperação e prevenção de distúrbios urogenitais (incontinência, doenças renais);
  • Melhora da qualidade de vida em pacientes com câncer;
  • Pode ser um aliado em certos distúrbios de comportamento (ansiedade excessiva, depressão, comportamento maníaco).

Como funciona?

Primeiramente, acupuntura é o método no qual inserem-se agulhas em alguns pontos especiais (chamados acupontos). Estes, por sua vez, estimulam uma determinada área para que ela redirecione o fluxo de energia vital (conhecido por “chi” ou “Qi”).

Os acupontos são regiões na pele em que há uma grande concentração de terminações nervosas sensoriais. Sua estimulação, então, possibilita o acesso direto ao sistema nervoso central.

Foram identificados 361 acupontos ao longo de 14 meridianos, ou seja, canais de energia por onde circula a energia vital do organismo. A cada um desses meridianos, estão ligados tecidos e órgãos internos. Logo, a aplicação de agulhas nesses pontos promovem respostas tanto nos tecidos adjacentes quanto nos órgãos à distância.

Meridiano de Intestino Delgado. Fonte: Canine AcuPoints

A acupuntura veterinária, poderá, portanto, equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, estado emocional e outros. A liberação de endorfina e cortisol causada pela acupuntura causa relaxamento muscular, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo.

Quando há bloqueios, obstrução, excesso ou deficiência de energia nesses meridianos o corpo fica, consequentemente, propenso a problemas físicos e emocionais.

O objetivo da acupuntura é, enfim, promover a circulação de energia e ajustar os meridianos do corpo de acordo com equilíbrio de yin e yang.

Vantagens da Acupuntura Veterinária:

Inúmeras possibilidades de aplicação: a acupuntura pode, de fato, ajudar a melhorar a qualidade de vida na maioria das doenças. Não importa sua localização. Além disso, oferece benefícios em qualquer faixa etária podendo ser associada a outras modalidades terapêuticas.

Diminuição do uso de medicamentos: atualmente, o uso de medicamentos está se tornando, sem dúvida, abusivo. De fato, são freqüentes as intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais.

Segurança no tratamento: é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis e um bom nível técnico do terapeuta.

Veja mais na reportagem a seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *